Crianças: o solo fértil para semear ideias sustentáveis.

As crianças desta geração estão tendo contato cada vez mais rápido com as tecnologias. Elas desenvolvem suas habilidades virtuais, mas isso, muitas vezes, faz com que o contato com a natureza seja menor. Quando eu era criança, tive a oportunidade de subir em árvores, brincar na natureza. Sei que quem vive na cidade, além da insegurança, é muito difícil morar próxima a áreas verdes. Porém, essa vivência é fundamental para se ter uma consciência ambiental no futuro. Como aconteceu comigo.

A educação ambiental vem amplamente sendo discutida nas escolas, mas, defendo que aulas práticas tem que ser mais explorada e quanto mais cedo melhor!

Palestrando nas escolas percebo que o número de crianças que nunca plantou uma árvore é imenso, porém é unanimidade o contato com aparelhos eletrônicos. A maioria já tem smartphones, tabletes e os utilizam no dia a dia. Um bombardeio tecnológico que está plantando a ideia desde cedo do consumo exagerado e ofuscando o fato de que todas essas coisas vem dos recursos naturais e vão para o lixo com a mesma velocidade que adquirimos mais produtos. O resultado disso é que exterminamos os recursos naturais e devolvemos incontáveis toneladas de lixo diariamente matando rios e poluindo mares. Precisamos combater esse bombardeio tecnológico, inserindo consciência ambiental na primeira infância!

Para ter uma ideia dessa semente do mal que é plantada nas crianças, vale falar um pouco sobre os Estados Unidos. Os EUA tem 5% da população mundial, mas consomem 30% dos recursos naturais do mundo. Se todos consumissem na mesma velocidade, seriam necessários de 3 a 5 planetas Terra, mas temos apenas 1 e está na UTI. Essa geração é a que mais vai sofrer com as mudanças climáticas, porém é a única responsável pelo futuro das gerações seguintes.

Não podemos mais perder tempo, todo dia é dia de semear o bem, e quando semeado em solo fértil é garantia do sucesso. Projetos de plantio coletivo além de contribuir com o meio ambiente desenvolve o sentimento de cidadão e induz ao conhecimento. E o conhecimento induz ao amor, afinal só amamos o que conhecemos e precisamos conhecer mais o meio ambiente, vivencia-lo. E começando na infância, pois desta maneira poderemos mudar essa a realidade e sonhar com um futuro melhor para todos!

❤️♻️🌍

Semear flores é como semear ideias para florescer um amanhã sustentável!

Publicado por Victor Flores

"Amar e mudar as coisas me interessa mais.” (Belchior)

4 comentários em “Crianças: o solo fértil para semear ideias sustentáveis.

Deixe um comentário