TITA

Você já ouviu falar da Cyanopsitta spixii? Pelo nome científico é realmente complicado. Melhor chamar pelo nome popular: Ararinha Azul. Ficou mais fácil, né? Essa ave é exclusiva do bioma da Caatinga – no sertão nordestino -, mais especificamente do norte da Bahia.

Infelizmente há 20 anos foi declarada extinta na natureza. Isso por causa da destruição do seu habitat natural e, principalmente, por causa do tráfico de animais. Mas essa história triste pode ter um final feliz, graças a uma força tarefa liderada pelo ICMBio, da ONG alemã ACTP Parrots, pesquisadores, voluntários e empresas parceiras que conseguiram reproduzir animais que estavam em cativeiro. E em março de 2020, desembarcaram no Brasil 52 ararinhas que logo serão soltas em uma área de proteção ambiental.

Foi justamente para contribuir com a educação ambiental infantil que nasceu o Projeto da Tita Ararinha. Criado pelo ambientalista sertanejo Victor Flores e desenvolvido juntamente com artistas locais, tem o objetivo de desenvolver, através da literatura e do audiovisual, uma consciência ambiental, sobretudo de preservação da ararinha-azul e da valorização do Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga.

O Projeto tem incentivo Fiscal Federal, pela Lei Rouanet através do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura (PRONAC 193509) com patrocínio da Bayer. Considerando que a leitura é basilar para o letramento, que é ferramenta para o desenvolvimento de habilidades, especialmente de crianças e adolescentes, o projeto contempla a produção, impressão e distribuição do livro infanto-juvenil ficcional com história e ilustrações intitulado “Tita e o Mistério do Velho Chico”, cuja personagem principal é uma ararinha-azul chamada Tita.

O livro contará com uma tiragem de 1.000 (mil) exemplares que serão distribuídos gratuitamente a crianças e adolescentes de escolas públicas da região de Curaçá- BA, Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Além do livro, o projeto conta com a produção e distribuição de um álbum com 8 faixas que dialogam com os personagens do livro da ararinha-azul Tita, sendo hospedado em portal de compartilhamento gratuito de músicas, com QR code para acesso às faixas disponível nos livros. O projeto conta também com um clipe animado apresentando brevemente a história da personagem Tita:

Durante a pandemia do COVID-19, foram desenvolvidas 20 ilustrações dos personagens em cenários da Caatinga e região que foram distribuídas gratuitamente em 2.500 Kits de Pintura contendo também uma caixinha de lápis de cor destinados aos alunos da rede pública do Vale do São Francisco. Colaborando com a educação e bem estar das crianças no período de isolamento.

%d blogueiros gostam disto: