Sexta-feira, 22 de junho de 2018 o Brasil enfrentava a Costa Rica durante os jogos da Copa do Mundo. Mas, o resultado do jogo não chega nem perto do 7×1 que a Costa Rica está lutando para dar no mundo.
A Costa Rica vai entrar para a história como o primeiro país a banir completamente os plásticos do seu território. Até 2021, o governo espera se livrar de todos as sacolinhas, garrafas e tampas que demoram a sumir do meio ambiente.
O país promete, também, investir nos próximos anos em pesquisas sobre outras formas de armazenamento para o lixo. França e Nova Delhi, na Índia, também pretendem acabar com o uso do plástico nos próximos anos. Até o momento, não há discussão parecida no Brasil.
Segundo pesquisas apresentadas na Revista Super Interessante, a cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico são jogados nos oceanos. É muito lixo — isso sem contar a presença alarmante de microplásticos nas águas salgadas e doces do mundo todo. E a situação pode piorar caso não haja qualquer tipo de intervenção. A previsão do Foresight Future of the Sea Report, relatório britânico sobre a situação dos mares, é que a quantidade de plástico nos oceanos triplique até 2025.
Já estamos vendo diariamente os impactos desta poluição para a fauna marinha. Segundo cientistas, esse lixo plástico nas costas têm contribuição importante na proliferação de algumas bactérias, como a E. coli, o que agrava a situação.
Recentemente Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que obriga bares e restaurantes a usar canudos de papel biodegradável ou de materiais recicláveis. Essa iniciativa deve servir de exemplo e espero que possa se expandir mais ainda e que a consciência ambiental da população mundial possa barrar o uso desses materiais.
Será que o Brasil parou de tomar 7×1? Comenta aí qual a sua ação ou ideia para diminuir o uso de plástico em sua cidade. Rumbora!
Vc está de parabéns! Vamos lutar por um mundo mais limpo e sem plástico.
CurtirCurtir
Se o mundo tivesse mais seres humanos como vc, não haveria tanto sofrimento…parabéns pelo seu lindo trabalho.
CurtirCurtir