Quanto vale a água do mundo?

Estamos assistindo de braços cruzados o valor das tarifas subir e cada vez é mais difícil o acesso a água em todo mundo. Até 2050 a previsão é que um terço da população mundial sofrerá com a escassez de água.

Para quem teve a sorte de estar em uma área com infraestrutura de saneamento básico e água aqui no Brasil, o preço chega a dobrar a cada estado. Para encher uma caixa d’água de 16 mil litros no Pará sai por 33,44 reais. Mas, no Goiás a mesma quantidade sai por 83,04 reais.

Afinal água é um direito ou uma mercadoria? Vale a reflexão. Em uma pesquisa rápida podemos ver que, é necessário ir cada vez mais longe para abastecer as cidades. Isto porque os corpos hídricos na zonas urbanas foram e são poluídos a medida que cresce a população.

O Brasil está entre os países com maiores áreas irrigadas do planeta. De toda água captada 67,2% são destinadas a agricultura. Fora isso temos um desperdício assustador causados por vazamentos nas tubulações, erros de leitura nos hidrômetros, roubos e fraudes. Dá para ter uma noção da evolução nas perdas na distribuição de água.

O indicador apresentava estabilidade entre 2012 e 2015, já em 2016 disparou.

Podemos fazer nossa parte e de acordo com nosso bolso. Já encontramos ETE (Estações de Tratamento de Efluentes) compactas em empresas e residências. Mas, temos alternativas de reaproveitamento de água eficientes que dá para fazer em casa.

Vou compartilhar uma experiência que fiz em casa, um sistema de reaproveitamento de água do ar condicionado acoplando uma lavadora de pressão para otimizar os resultados. Segundo o fabricante, uma hora com a torneira lavando área ou o carro podemos gastar 3.000 litros de água, com a lavadora o mesmo tempo gastamos apenas 360 litros.

Realmente é muito mais econômico usar a lavadora para estes serviços. Aqui em Petrolina-PE gastei R$ 329,00 com uma lavadora da marca kärcher. Como já tinha o galão de 200 litros em casa, gastei mais R$ 34 reais para montar o sistema.

O galão enche em 20 dias então tenho 200 litros de água que dá para lavar 2 vezes um automóvel e ainda a garagem e minhas bikes.

Colocar preço na água seria o mesmo que avaliar a vida! Afinal, só existe vida por que estamos no “Planeta Água”. Ao invés de buscar água mais longe precisamos tratar os esgotos e revitalizar os corpos hídricos urbanos e gota a gota reaproveitando o bem mais valioso do universo!

Segue o vídeo com o passo a passo:

Materiais para montar o sistema:

⁃ 1 Galão de 200L;

– Mangueira;

⁃ Flange;

⁃ 10cm de Cano;

⁃ Rosca para cano;

⁃ Cola de cano;

⁃ Lavadora de alta pressão.

Rumbora, cuidar do Planeta cuidando das águas!

Um comentário em “Quanto vale a água do mundo?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: