O lixo é um problema mundial, todos sabemos disso. Podemos e devemos fazer nossa parte! A compostagem doméstica é um convite para reaproveitar os resíduos orgânicos e um incentivo para uma vida sustentável com alimentação saudável.
Durante a programação do Crescer Saudável realizado pela INMED Parceria para Crianças, estivemos no River Shopping juntos para levar, além da educação alimentar para a primeira infância, educação ambiental para a família toda! Foi um momento mágico compartilhar experiências através de palestras e oficinas. E o melhor de tudo, foi tudo gratuito para a comunidade.
Com a oficina de compostagem doméstica, os participantes além de aprender e desenvolver sua própria composteira, a levaram para casa juntamente com um “biocatalizador” para acelerar o processo. Uma alternativa para quem não quer minhocas.
Compostagem doméstica, uma maneira divertida e didática de falar do lixo e soluções caseiras para uma vida sustentável!
Muito obrigado a todos os apoiadores da oficina. (CTR Petrolina, JB Reciclagem e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário) e para quem não participou já estamos organizando uma oficina em breve em Petrolina-PE. Pelo vídeo dá para sentir a energia das turmas!
Rumbora cuidar do Meio Ambiente!
O que precisa para fazer uma composteira?
2 – Baldes de 15l
1 – Torneira
1 – Tinta Spray para pintar o balde (opicional)
1 – Furadeira ou um ferro de solda
1 – estilete ou faca
Passo a passo:
– Balde 1 que vai coletar o chorume, apenas o furo para instalar a torneira.
– Tampa do balde 1, recortado o centro para encaixar o balde 2.
– Balde 2, furos pequenos (Furadeira ou Ferro de Solda) no fundo para a passagem do chorume e nas bordas para ventilação.
– Tampa do balde 2 perfurada para ventilação.
– Tinta opicional para personalizar sua composteira.
Prontinho. Agora vamos compostar!
Uma alternativa para acelerar a compostagem é usar o biocatalizador com concentração de 3% borrifando nos resíduos orgânicos. (Você pode adquiri-lo já diluído através do Instagram @victorflores33).
Com este processo, entre 10 e 15 dias teremos o composto pronto, variando o tempo de acordo com o tamanho dos resíduos. É importante cortar em pedaços pequenos para otimizar os resultados.
Você pode usar a vontade na composteira: frutas, legumes, verduras, pães, grãos e sementes, casca de ovo, borra e filtro de café até o sachê de chá é bem vindo. Para ter uma boa qualidade do composto use com moderação alimentos cozidos e laticínios e nada de colocar carnes ou fezes de animais carnívoros.
Depois de inserir os resíduos na composteira e borrifar o biocatalizador é só cobrir com restos de grama seca ou poda do jardim, até serragem pode ser usada!
Para finalizar, o chorume depois de coletado é um biofertilizante poderoso! Dessa forma, apenas 50 ml diluídas em 1 litro de água é suficiente. Depois você pode pulverizar nas plantas e no solo. As plantinhas e o meio ambiente agradecem!
Conta aqui nos comentários suas experiências!
Rumbora!