Os heróis existem, cuidam do presente e do futuro!

O mundo está noticiando um colapso dos recursos naturais, segundo a WWF já perdemos cerca de 60% dos animais silvestres em 44 anos, paralelo a isso, é crescente a demanda da humanidade em relação a natureza. Desta maneira, precisaríamos de 1 planeta e meio para suprir a demanda anual de recursos naturais.

No Brasil, por dia, são gerados cerca de 200 mil toneladas de resíduos. Precisamos produzir e consumir de forma mais inteligente, e neste processo o gerenciamento dos resíduos é fundamental. Atuando neste cenário temos verdadeiros heróis anônimos lutando dia e noite.

Catadores e recicladores fazem um trabalho árduo e fundamental para o meio ambiente. Retiram toneladas de materiais que iriam para aterro e lixões espalhadas pelo Brasil, que contaminariam solo, água e ar. Todo ano cerca de 8 bilhões de reais em recicláveis são enterrados. Apesar desta importância, estes profissionais são esquecidos e discriminados.

O momento é de valorização e reconhecimento da classe, e toda intervenção é extremamente necessária com impacto socio ambiental imensurável. No Dia de Cooperar, promovido pela Sicoob em Paulo Afonso-Ba, foram realizadas atividades para o fortalecimento da Associação de Reciclagem de Paulo Afonso (ARPA) esse ano. A ARPA recebe para segregar cerca de 170 toneladas de resíduos por dia.

Maria Rita, há mais de uma década contribuindo na ARPA

Entre as ações de educação ambiental envolvendo voluntários e empresas, o que me chamou mais a atenção foi o cuidado em dar oportunidade e orientações bancárias (na Sicoob), além de tratamento digno para estes guerreiros e guerreiras, que infelizmente vivem à margem.

Fui convidado para palestrar no último sábado (10), finalizando as ações. Conheci a história de luta da ARPA, que me emocionou mas também, me motiva e enche meu peito de esperança, pois a união e a força de vontade vence as dificuldades há 22 anos na Associação.

Para mim, a experiência foi muito valiosa! Conheci histórias reais de quem vive do que para muitos não serve mais. Além de conhecer a luta da Sicoob em colocar em evidência os verdadeiros heróis, que contribuem com a conservação da beleza estonteante de Paulo Afonso e ensina para o mundo que com dedicação, amor e união podemos transformar esta realidade!

Colaboradores Sicoob, ARPA e eu ali no meio ❤️♻️🌍

Um comentário em “Os heróis existem, cuidam do presente e do futuro!

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: