Nem todo super-herói usa capa

Crescemos ouvindo histórias de super-heróis/heroínas voando com suas roupas esquisitas salvando as pessoas do perigo e promovendo a paz. Mas, venho contar pra vocês adultos que tudo isso é verdade!

Sim, super-heróis existem!

Eles voam, são coloridos, tem super poderes e até uma arma letal, e o mais legal, são fundamentais para o equilíbrio e manutenção da vida na terra!

Já sabe quem são? As abelhas, sim, as abelhas! O ser vivo mais importante na terra. Resumindo, voam polinizando flores que viram frutos e garantem a perpetuação da flora. Consequentemente, geram abrigo e alimento para seres vivos herbívoros que irão manter animais carnívoros. E por aí vai seguindo a cadeia alimentar que mantém o ciclo da vida na terra.

Impressionante como um ser vivo tão pequeno é tão importante. Mas, o mais impressionante é que o vilão dessa história somos nós seres humanos. Criamos e usamos indiscriminadamente venenos como os da família neonicotinoides, que ataca o sistema nervoso dos insetos. Agrotóxicos são as kryptonitas dos nossos heróis da vida real.

Esta batalha cada dia mais cruel, vem aumentando significativamente o número de mortes de “super-heróis” no planeta.

Nos últimos 3 meses, só no Brasil já foram registrado a morte de meio bilhão de abelhas, este número porque estamos falando de apicultores que tem controle de suas colmeias. Mas, já parou para pensar na quantidade de abelhas nativas que são dizimadas diariamente?

Estas infelizmente não temos como mensurar, com certeza, lutam pela vida e por nossas vidas diariamente.

Estive recentemente na cidade de Picos Piauí a Capital do mel, vi de perto a peleja dos apicultores e ambientalistas e o medo de mais mortes de abelhas. A convite do governo local tive oportunidade de semear, mesmo que rapidamente, ideias sustentáveis para motivar estudantes a se engajarem na causa!

No Vale do São Francisco não é diferente e nesta batalha os super-heróis tem ganhado um reforço do Ministério Público Estadual, Cemafauna/UNIVASF, AMMA e apicultores. Acredito que esta batalha está só começando e que iremos sofrer bastante com a falta das abelhas.

Mas, também acredito que a luta não será em vão e sonho que o final seja como nos quadrinhos, sonho em ver os Super-heróis voando felizes pulando de flor em flor tranquilamente ao som dos pássaros nas paisagens estonteantes. Ah, e os vilãos? Presos, banidos para bem longe do planeta sem a sua kryptonita sendo reabilitado em projetos de agroecologia.

Foto: Sam Ilić – Flickr

Matéria do GRTV

https://globoplay.globo.com/v/7801845/

https://globoplay.globo.com/v/7644161/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: