Muda Junto Velho Chico

Pense numa data especial?!

124 anos de Petrolina-PE, Dia da Árvore e Dia Mundial da Limpeza, pois é! E a CaatingAtiva não podia deixar passar em branco. Somos uma ONG de apaixonados pelo Velho Chico e desta vez nos unimos com o Transforma Petrolina apoiados pela Anvasf, Jetbrothers, Prefeitura Municipal e varias empresas parceiras para o Muda Junto Velho Chico.

A ação começou com um café da manhã coletivo para 260 voluntários, um momento de interação com alongamento e muito amor envolvido.

No dia anterior à limpeza houve um evento gospel o que justifica a grande quantidade de garrafas e latas no trecho.

Os resíduos encontrados na parte de baixo da orla, mais próximo a água, foram: bitucas de cigarro, latas, tampinhas, garrafa de vidro, lacres, roupas, calçados, pneu e até vaso sanitário.

Com a catação dos voluntários foram retirados cerca de 700kg de material que teve a destinação correta.

Na operação dentro do rio, que contou com motos náuticas do Jetbrothers, duas embarcações, mergulhadores e Marinha do Brasil o resultado assusta pelos materiais encontrados: pneu, peças de bicicleta e de carro, latas de cerveja, garrafas de vidro, restos de construção, sacolas, mangueiras, cordas, cadeira de metal, pedaços de rede de pesca, cordas, fio de nylon, tecido, rastelo e canos de pvc.

Esse tipo de material passa centenas e até milhares de anos no meio ambiente e os impactos são extremamente severos para todo ecossistema além de risco de acidente com embarcações banhistas.

Foi realizado também a remoção de plantas aquáticas, resíduos orgânico e lama do rio no trecho de banho e da navegação. O material está secando na margem para fazer o transporte e destinação final sem sujar o asfalto no trajeto.

Foi estimado a remoção de 75 metros cúbicos de resíduos orgânicos e lama com isso, uma média de 122 toneladas em 4 horas e meia de serviço com auxilio de:

⁃ 4 retroescavadeiras;

⁃ 1 pá carregadeira;

⁃ 2 caçambas;

Com esse trabalho fica mais fácil o acesso e os múltiplos usos inclusive religiosos do nosso Rio São Francisco naquele ponto. Sendo necessário manutenção considerando a variação da defluência da Barragem de Sobradinho que transporta plantas que se fixam e encontram condições para se proliferarem em grande velocidade causando desequilíbrio ambiental e conflitos.

Estamos felizes pela ação, não pelo lixo retirado afinal ele não deveria está ali. Mas, por levar a mensagem de preservação e consciência ambiental para pessoas de todas as áreas e idades.

Fotos: Kaio Cads, Junior Vilela e Bruna Ruana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: