Pense numa data especial?!
124 anos de Petrolina-PE, Dia da Árvore e Dia Mundial da Limpeza, pois é! E a CaatingAtiva não podia deixar passar em branco. Somos uma ONG de apaixonados pelo Velho Chico e desta vez nos unimos com o Transforma Petrolina apoiados pela Anvasf, Jetbrothers, Prefeitura Municipal e varias empresas parceiras para o Muda Junto Velho Chico.
A ação começou com um café da manhã coletivo para 260 voluntários, um momento de interação com alongamento e muito amor envolvido.
No dia anterior à limpeza houve um evento gospel o que justifica a grande quantidade de garrafas e latas no trecho.
Os resíduos encontrados na parte de baixo da orla, mais próximo a água, foram: bitucas de cigarro, latas, tampinhas, garrafa de vidro, lacres, roupas, calçados, pneu e até vaso sanitário.
Com a catação dos voluntários foram retirados cerca de 700kg de material que teve a destinação correta.
Na operação dentro do rio, que contou com motos náuticas do Jetbrothers, duas embarcações, mergulhadores e Marinha do Brasil o resultado assusta pelos materiais encontrados: pneu, peças de bicicleta e de carro, latas de cerveja, garrafas de vidro, restos de construção, sacolas, mangueiras, cordas, cadeira de metal, pedaços de rede de pesca, cordas, fio de nylon, tecido, rastelo e canos de pvc.
Esse tipo de material passa centenas e até milhares de anos no meio ambiente e os impactos são extremamente severos para todo ecossistema além de risco de acidente com embarcações banhistas.
Foi realizado também a remoção de plantas aquáticas, resíduos orgânico e lama do rio no trecho de banho e da navegação. O material está secando na margem para fazer o transporte e destinação final sem sujar o asfalto no trajeto.
Foi estimado a remoção de 75 metros cúbicos de resíduos orgânicos e lama com isso, uma média de 122 toneladas em 4 horas e meia de serviço com auxilio de:
⁃ 4 retroescavadeiras;
⁃ 1 pá carregadeira;
⁃ 2 caçambas;
Com esse trabalho fica mais fácil o acesso e os múltiplos usos inclusive religiosos do nosso Rio São Francisco naquele ponto. Sendo necessário manutenção considerando a variação da defluência da Barragem de Sobradinho que transporta plantas que se fixam e encontram condições para se proliferarem em grande velocidade causando desequilíbrio ambiental e conflitos.
Estamos felizes pela ação, não pelo lixo retirado afinal ele não deveria está ali. Mas, por levar a mensagem de preservação e consciência ambiental para pessoas de todas as áreas e idades.
Fotos: Kaio Cads, Junior Vilela e Bruna Ruana.