Educação Resiliente

A fauna e flora da caatinga é a prova viva da resiliência. Só não podemos esquecer do sertanejo lutador que habita o semiárido. Um ambiente que só os fortes conseguem viver, e com a educação não é diferente!

Através do Projeto “Eu Sou Meio Ambiente” da Prefeitura de Petrolina com muitos parceiros, tive a honra de conhecer a história inspiradora do Sr. Osvaldo da Silva, de 82 anos, conhecido carinhosamente de Seu Anjinho, e sua esposa Dona Izabel moradores de Atalho, distrito de Petrolina- PE.

Um casal com uma história linda de amor e luta pela educação. Moradores de uma comunidade pequena e distante da sede, sempre acreditaram que a educação é uma ferramenta de transformação! Para isso, usaram sua humilde residência para dar o pontapé inicial.

Segundo Dona Izabel, há 40 anos, 25 crianças usavam a sua casa como sala de aula, os sacos de feijão para merenda escolar, servia de banco para os pequenos. Outra dificuldade era a falta de professor, mas não para quem quer ensinar e aprender! Conseguiram então que Maria Rosa, que tinha apenas 16 anos, alfabetizasse os pequenos. Para isso, tiveram que convencer as autoridades e Dona Izabel ficou como responsável pela professora menor de idade e alunos. Nascia aí mais uma escola no Sertão.

Seu Anjinho, inquieto, conseguiu sensibilizar o Prefeito, na época, Augusto Coelho, que teve gestão marcante para a cidade e hoje, preside a Associação de Amparo à Maternidade e à Infância-APAMI. O Prefeito foi até a comunidade e presenciou uma aula e conversou com os pais dos alunos. Rapidamente conseguiram o terreno e a construção da primeira sala de aula. Hoje, a Escola Municipal Olavo Bilac atende estudantes da comunidade e de toda região.

A história não fica por aqui, a família do casal mais lindo do Sertão continua a peleja pela educação, as filhas Maria Aparecida e Irenice da Silva, são professoras, os netos estudantes e a sobrinha neta Marlla é a coordenadora da escola e fazem um trabalho lindo. Não tem como não se sentir em uma família ao visitar ou fazer parte da escola.

São muitas emoções ao ouvir e poder fazer parte de uma história linda como essa. Tenho certeza, que servirá como exemplo de perseverança e luta pela educação para nossa geração.

Fotos: Jonas Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: