A inovação tecnológica a favor do Meio Ambiente

IMG-20170731-WA0006.jpg

Olha o tamanho da equipe e a quantidade de máquinas que em apenas 25 dias removeu 1.400 toneladas de biomassa das margens da Orla de Petrolina. Já está sendo feito o processo de compostagem deste material para voltar para a natureza fertilizando áreas verdes como a recomposição da mata ciliar do mesmo trecho.

O projeto nasceu dentro do IF Sertão-PE Campus Zona Rural no curso de Agronomia. Passava diariamente pelo local fazendo o uso das barquinhas que fazem a travessia entre Juazeiro-Ba e Petrolina-PE e além do visual assustador – que vão ver na foto do antes e depois – observava impactos ambientais, como ambiente sem oxigenação e com a presença de nitratos e fósforo decorrente do esgoto in natura que caia no trecho através de galerias pluviais. Algumas escondidas pela vegetação mas com uma vazão de esgoto assustadora (em outro post irei falar sobre efluentes com mais detalhes).

Ficava imaginando o tamanho do desafio para remover e o custo altíssimo para o poder público executar uma operação deste tamanho. Partindo do pressuposto desenvolvi um projeto que pudesse ser executado com o menor custo e tempo para motivar a comunidade que é possível recuperar! Começando de um trecho menor e ir expandindo conforme a evolução e os resultados.

Sempre com assessoria dos professores do curso de Agronomia do IF Sertão e a orientação do Me. José Batista, apresentei o projeto em diversas reuniões e foi assim que, o então Deputado Estadual que pleiteava a vaga de Prefeito do município, Miguel Coelho tomou conhecimento. Ele logrou êxito e, para minha surpresa, me convidou para executar o projeto. E assim nascia o Projeto Orla Nossa. Comigo levei a comunidade acadêmica de colegas de curso e professores, porque considero muito importante a interação entre o poder público, acadêmico e civil em ações ambientais.

13671118_616249438543122_1953559976_n(1)

Muitos desacreditaram no sucesso do projeto, por se tratar de uma metodologia simples e partindo de um jovem universitário. Mas, para a alegria de todos, a ferramenta funcionou como eu esperava. Confira no vídeo abaixo:

E já podemos ver os primeiros resultados! Foram solucionados 3 pontos de esgoto que caiam diretamente no rio; a qualidade físico química da água melhorou bastante e diminuímos a taxa de reprodução das macrófitas. Com isso, foi possível a liberação de alevinos para começar a recompor o equilíbrio ecológico no trecho, além de atrair parceiros importantes para dar celeridade e impor um ritmo de trabalho como o Exército Brasileiro (através do 72 BI), a Codevasf e os pescadores locais e assim maximizar os resultados da revitalização.

IMG-20170731-WA0000.jpg

O projeto também foi destaque no III Workshop Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos que aconteceu em Junho de 2017 em Petrolina-PE. Fui convidado para compor a Mesa de Abertura do evento e compartilhei esse momento de realização profissional com a comunidade.

O trabalho continua coordenado pela AMMA e novos parceiros estão chegando! Rumbora cuidar do Velho Chico também, fazendo seu dever de casa em cuidar do meio ambiente como sua casa!

Rumbora!

 

3 comentários em “A inovação tecnológica a favor do Meio Ambiente

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: