
A correção orgânica de solos com dejetos animais e resíduos vegetais é praticada desde os primórdios da agricultura. Mas, ainda parece novidade para muita gente! Já observou como no sertão o solo é pobre de matéria orgânica?
A expansão das áreas urbanas e o aumento populacional fez com que os métodos convencionais de depósito de resíduos sólidos se tornassem rapidamente inadequados. Foi necessária a mudança do manejo dos resíduos sólidos e a compostagem é um dos métodos mais atrativos para essa solução. A compostagem é a técnica de converter o material orgânico que não está em condições de ser incorporado no solo e também reduzir e estabilizar o que vai para o aterro sanitário. Um processo de oxidação biológica onde microorganismos decompõem o material liberando dióxido de carbono e vapor d’água. Podendo ser conduzida de diversas formas, em escala industrial em explorações agrícolas e até em pequenas quantidades de uso doméstico.

No projeto Orla Nossa – que mencionei em publicações anteriores – foram retiradas toneladas de biomassa de dentro do rio. Com este material, ao invés de ir para um aterro, está sendo realizado a compostagem para fertilizar a própria mata ciliar do trecho tratado. Uma parceria com o curso de Agronomia do Instituto Federal do Sertão.

Neste caso estamos testando diferentes concentrações de esterco adicionando um biocatalisador. O objetivo do estudo é otimizar o tempo da produção, além de economizar esterco – material escasso no sertão. A metodologia tradicional gasta em média 60 dias para a maturação do composto. Com a primeira amostra da pesquisa conseguimos fazer em 35 dias, e ainda estamos ajustando as proporções para maximizar os resultados e manter a qualidade. Com os resultados teremos uma maneira rápida e barata para produzir composto nas dificuldades da região semiárida e poder fertilizar mais áreas verdes urbanas.
Já pensou transformar o seu lixo orgânico em uma horta fresquinha na sua casa? Sim, é muito fácil e saudável!
Acompanhe as publicações, em breve irei apresentar o passo a passo para montar sua composteira doméstica e como montar uma horta em vasos usando esse composto.
Rumbora cuidar do nosso lixo!
Pequenas atitudes, grandes negócios para o meio ambiente!
Parabéns Victor! Excelente atitude!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado Clécia! ❤🌵🌱
CurtirCurtir
Aguardando para aprender a fazer a composteira doméstica. Avante!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Armênia, vamos sim!
Em breve irei publicar passo a passo!
Rumbora! ❤🌵🌱
CurtirCurtir
parabens victor com certeza de pequena essa atitude não tem nada já imaginou se vira regra e não exceção? falo regra não como mecanismo legal mas no sentido popular de hábito comum e espontâneo.
CurtirCurtir