A solução está no lixo

WhatsApp Image 2017-08-13 at 22.01.19
Composto orgânico

A correção orgânica de solos com dejetos animais e resíduos vegetais é praticada desde os primórdios da agricultura. Mas, ainda parece novidade para muita gente! Já observou como no sertão o solo é pobre de matéria orgânica?

A expansão das áreas urbanas e o aumento populacional fez com que os métodos convencionais de depósito de resíduos sólidos se tornassem rapidamente inadequados. Foi necessária a mudança do manejo dos resíduos sólidos e a compostagem é um dos métodos mais atrativos para essa solução. A compostagem é a técnica de converter o material orgânico que não está em condições de ser incorporado no solo e também reduzir e estabilizar o que vai para o aterro sanitário. Um processo de oxidação biológica onde microorganismos decompõem o material liberando dióxido de carbono e vapor d’água. Podendo ser conduzida de diversas formas, em escala industrial em explorações agrícolas e até em pequenas quantidades de uso doméstico.

IMG-20170813-WA0014.jpg
Montagem da pilha de composto

No projeto Orla Nossa – que mencionei em publicações anteriores – foram retiradas toneladas de biomassa de dentro do rio. Com este material, ao invés de ir para um aterro, está sendo realizado a compostagem para fertilizar a própria mata ciliar do trecho tratado. Uma parceria com o curso de Agronomia do Instituto Federal do Sertão.

WhatsApp Image 2017-08-13 at 21.51.51
Material sendo analisado no Laboratório de Solos  do IF Sertão Campus Zona Rural

Neste caso estamos testando diferentes concentrações de esterco adicionando um biocatalisador. O objetivo do estudo é otimizar o tempo da produção, além de economizar esterco – material escasso no sertão. A metodologia tradicional gasta em média 60 dias para a maturação do composto. Com a primeira amostra da pesquisa conseguimos fazer em 35 dias, e ainda estamos ajustando as proporções para maximizar os resultados e manter a qualidade. Com os resultados teremos uma maneira rápida e barata para produzir composto nas dificuldades da região semiárida e poder fertilizar mais áreas verdes urbanas.

Já pensou transformar o seu lixo orgânico em uma horta fresquinha na sua casa? Sim, é muito fácil e saudável!

Acompanhe as publicações, em breve irei apresentar o passo a passo para montar sua composteira doméstica e como montar uma horta em vasos usando esse composto.

Rumbora cuidar do nosso lixo!

Pequenas atitudes, grandes negócios para o meio ambiente!

 

 

 

 

5 comentários em “A solução está no lixo

Adicione o seu

  1. parabens victor com certeza de pequena essa atitude não tem nada já imaginou se vira regra e não exceção? falo regra não como mecanismo legal mas no sentido popular de hábito comum e espontâneo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: