Na natureza tudo se transforma: do Velho Chico para as Avenidas!

Quando você acha que tudo é lixo, aí vem a natureza e nos ensina a reaproveitar o que iria para os aterros sanitários.

Efluentes sem tratamento lançados ilegalmente no Rio São Francisco estão causando grandes impactos ambientais. Em alguns trechos urbanos do município de Petrolina – PE, as macrófitas aquáticas sinalizam ambientes eutrofizados e costumam ter reprodução severa. Fazendo necessária a remoção das mesmas para controle e manejo a fim de tratar o corpo hídrico afetado.

Com a revitalização de um trecho da Orla fluvial de Petrolina, toneladas de macrófitas estão sendo removidas. Foi testada uma metodologia de compostagem usando um complexo microbiológico com ação de enzimas para produção de composto orgânico a partir da biomassa retirada.

Nos primeiros resultados – com uso de menor concentração esterco – obtivemos a maturação do composto em 32 dias (A metodologia tradicional leva em média 90 a 120 dias e mais esterco.) e foi possível atingir uma relação C/N (carbono/nitrogênio) em conformidade com o Ministério de Agricultura.

Composto pronto! Chegou a hora de cuidar da Arborização Urbana. Não foi difícil escolher por onde começar, já que no sertão temos uma deficiência muito grande de matéria orgânica.

Foi uma experiência nova realizada pela Prefeitura de Petrolina coordenada pela Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA e com a parceria do IF Sertão, novidade também para equipe de limpeza urbana, que nunca tinha realizado um trabalho deste tipo. Fizemos uma breve apresentação e ação foi um sucesso. Aplicado 10 litros de composto por cova, além de uma cobertura vegetal para reter a umidade.

Para a primeira ação os resultados foram positivos, além do treinamento da equipe para dar continuidade ao trabalho, educação ambiental com a comunidade mais de 500 árvores adubadas com 3,3 toneladas de composto orgânico e mais 10 toneladas de cobertura vegetal oriunda do resto de poda das cidade.

Rumbora cuidar do meio ambiente, cada um faz sua parte e teremos um futuro sustentável!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: