FLORESPECTIVA – 2018

Todo final de ano é época de reflexão, de fazer um balanço e renovar as metas para o próximo ano. Comecei 2018 impulsionado por esta energia! Os desafios de um jovem profissional são semelhantes: afirmação, luta por espaço, dúvidas, erros e acertos. Os medos foram úteis para avaliar os riscos, mas nunca me impediram de arriscar e tentar exaustivamente até acertar o alvo. A definição para meu ano de 2018 foi de um CAÇADOR.

Com olhos atentos comecei minha caminhada. Com a intenção de semear ideias sustentáveis, foram 32 palestras e cerca de 3 mil pessoas atingidas diretamente. Penetrando novos campos, compartilhei experiências com outras cidades e Estados e a bagagem sempre voltava cheia de novos amigos e vontade de continuar na caçada.

Na trilha ensolarada em Petrolina – PE, tenho a alegria de criar e coordenar projetos ambientais através da AMMA. Em 2018, após inauguração do Viveiro Municipal, iniciou uma nova investida de cumprir com as metas do plano de governo de plantar 8 mil árvores. O projeto Nossa Árvore foi o tiro certeiro para impulsionar a empreitada. Através do plantio coletivo com estudantes, nas avenidas e bairros, até o momento foram 5.350 árvores doadas e plantadas, atingindo cerca de 67% da meta em 10 meses.

Continuando a caçada, chego novamente para me refrescar à beira do Rio São Francisco. Ao invés de pesca, conseguimos – através de muito trabalho e muitas mãos – melhorar a qualidade da água e liberar, junto com estudantes, pescadores, forças armadas e comunidade, mais de 100 mil novos peixes no trecho em recuperação. Com um olhar aguçado de um caçador pude observar a fauna de volta ao trecho: jacarés, aves, répteis e essa alegria compartilho com o mundo através das redes sociais.

O Orla Nossa, projeto que nasceu durante a faculdade, tomou essa dimensão inimaginável e me levou a lugares que nunca imaginei estar e a desenvolver outros projetos visando o desenvolvimento sustentável. Foram inúmeras entrevistas para blogs e jornais, e parcerias fundamentais sobretudo para expandir a luta por uma cidade mais sustentável!

Sei que toda a força da natureza conduz o meu caminho. Tenho muito zelo e respeito pela natureza e sinto que uma boa caça para mim está em ver os sorrisos das crianças nas ações ambientais, e perceber o olhar fixo dos adultos ao se interessarem em mudar suas atitudes e diminuir os impactos ambientais que causamos, muitas vezes sem saber.

Gratidão a todos os professores do IF Sertão, ao Prefeito Miguel Coelho (por acreditar no sonho de um jovem estudante) e a todos os colegas e amigos da prefeitura. Ver o Orla Nossa sendo destaque no Jornal Nacional, o principal telejornal brasileiro, foi de encher os olhos de lágrimas e o coração de força para continuar na luta!

Toda gratidão ao conhecimento adquirido em um ano cheio como este. Afinal, o conhecimento só tem utilidade quando compartilhado. E assim está sendo através deste blog que fez 1 ano de existência, dos compartilhamentos nas redes sociais e nas palestras. Com os erros, levo para 2019, o aprendizado, com os acertos a motivação e comas palavras desmotivadoras que ouvi (principalmente que eu não iria conseguir) faço adubo para florescer em 2019, um Victor Flores mais forte, maduro e com a certeza que darei o meu melhor!

Rumbora!

Um comentário em “FLORESPECTIVA – 2018

Adicione o seu

  1. Você é um belo exemplo como cidadão sustentável…que em 2019 continue com esta garra sustentável…que Deus te abençoe e ilumine nesta tua sustentável atitude de preservação. Muito orgulho de você.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: